Midiateca

 

Livro Sítio Roberto Burle Marx

O Sítio Roberto Burle Marx, esse espaço exuberante e único, está sintetizado no livro, que além de um vasto material fotográfico inclui artigos de autoria de vários especialistas em arquitetura, paisagismo e artes visuais. Os textos analisam aspectos da biografia de Burle Marx, bem como de sua produção como artista e paisagista, repassam a história do processo de tombamento do Sítio, apresentam o conjunto edificado, os viveiros e os jardins, com destaque para a casa de Roberto, onde está exposta a singular coleção reunida por Burle Marx ao longo da vida.

Com imagens de todos os ambientes, o livro possibilita ao leitor percorrer cada cômodo e conferir a ampla diversidade do acervo da instituição, que inclui arte cusquenha, pré-colombiana, sacra e popular brasileira. Uma cronologia dos principais projetos paisagísticos de autoria de Roberto Burle Marx completa a publicação, que realça a grandeza do patrimônio preservado pelo Sítio e a sua importância como lugar de memória, repositório ímpar das múltiplas dimensões da vida e obra do paisagista.

Com 309 páginas e ricamente ilustrado, o livro foi desenvolvido como parte de um amplo projeto de requalificação, realizado pelo Intermuseus, com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e em parceria com o Sítio Roberto Burle Marx/Iphan. O livro já foi distribuído gratuitamente a bibliotecas, museus e universidades, e encontra-se disponível em versão impressa e digital, esta última podendo ser baixada gratuitamente.

Faça o download gratuito do e-book bilíngue aqui:  PDF (página dupla)  | PDF (página simples) | ePub | Kindle (.mobi)

PARA ABRIR O E-BOOK

O e-book encontra-se nos formatos PDF, ePub e Mobi, é preciso ter um programa compatível em seu dispositivo para abri-los.

Para abrir o formato ePub no Windows, Mac ou Linux, baixe este programa gratuito.

Para abrir o e-book no Kindle, baixe o formato mobi e envie o arquivo ao dispositivo através de um cabo USB.

 

AMPLIANDO SENTIDOS PARA A MEDIAÇÃO – curso de formação de educadores do Sítio Roberto Burle Marx

Esse ciclo de formação nasce do desejo da equipe educativa do Sitio Roberto Burle Marx de qualificar sua ação cotidiana a partir do aprofundamento e reflexão sobre as questões, assuntos e competências mobilizadas e articuladas por esse lugar singular e a memória que ele materializa e compartilha. Essa ação está organizada de forma a garantir a sistematização dos diálogos e inspirações construídos de forma que o caldo dessas conversas possa legar a equipe um referencial para o aprofundamento dos temas indicados e para a recepção de novos integrantes. Dessa forma, este ciclo nasce não só do desejo da Equipe, mas das suas indicações , baseadas em suas vivências, experimentos e afetos na relação construída com o Sítio.

Acesse a playlist com os vídeos do curso aqui