Foto Marlon da Costa Souza
Foto Oscar Liberal

Missão, Visão e Valores

Missão: Preservar, pesquisar e divulgar a obra de Roberto Burle Marx com base no patrimônio cultural do Sítio Roberto Burle Marx, reconhecido como centro de memória e de estudos, construtor e difusor de conhecimentos nos campos do paisagismo, da paisagem, da preservação ambiental e das artes.

Visão: Consolidar-se como centro de pesquisa e de referência da obra de Burle Marx, alinhado à visão e à missão institucional e ao Planejamento Estratégico do Iphan e em consonância com a Política Nacional de Patrimônio Cultural.

Valores: Sustentabilidade, cultura e comunidade.

Pesquisa

Os trabalhos de pesquisa e registro da coleção botânica envolvem atividades como coleta de sementes e preparação de mudas, intercâmbio de espécies, preparação e armazenamento de exsicatas, análises laboratoriais pertinentes à identificação de pragas, reprodução de espécies, composição dos solos etc.

O sítio vem desenvolvendo um amplo projeto de inventário botânico, georreferenciado, que visa recuperar as iniciativas anteriores, sistematizar e disponibilizar seu acervo botânico ao público e aos pesquisadores. Outra ação iniciada neste âmbito é a organização de um herbário referencial de sua coleção, hoje encaminhado a instituições parceiras de pesquisa, mas que deve vir a compor um herbário local.

Educação

Diante disso, o Sítio adquire uma importância didática fundamental: ser caracterizado institucionalmente como um centro de estudos relacionados com o paisagismo, a botânica e, em termos mais amplos, com a educação ambiental.

O Sítio Roberto Burle Marx atua como repositório de conhecimento em sua área, com um acervo colocado à disposição de pesquisadores e estudantes (desde a iniciação científica até o pós-doutorado) e do público em geral.

O programa de visitação do Sítio, entendido como uma atuação fundamental para o cumprimento de seu papel educativo, propicia ao público o conhecimento direto e a experiência estética da flora nativa brasileira e tropical. Além disso, são realizados cursos, encontros, ciclos de palestras, workshops e outros eventos.

Cultura

O Sítio oferece uma programação continuada de concertos musicais e outros eventos culturais, como palestras e sessões de pintura. Além disso, ao longo do ano, a comunidade da Ilha e Barra de Guaratiba desfruta do Sítio e de sua capela do século XVIII, onde se realizam missas, casamentos, batizados e outras cerimônias religiosas, mantendo vivas tradições centenárias.