Foto Mariana Murakami
Foto Oscar Liberal
Foto Mariana Murakami

Acervo botânico-paisagístico

A planta é forma, cor, textura, aroma. Um ser vivo com necessidades e referências, com personalidade própria.”
Roberto Burle Marx

A coleção botânica, uma das mais extensas e raras do tipo, foi formada ao longo de quase 50 anos. No pano de fundo, figurava o suporte ao trabalho de desenvolvimento de projetos de paisagismo de Roberto Burle Marx, para os quais o Sítio foi o tubo de ensaio no qual ele testou essas premissas com grande êxito.

O Sítio conta com uma variedade de mais de 3.500 espécies tropicais e subtropicais, com ênfase em plantas nativas do Brasil, em mais de 405 mil metros quadrados. Além das espécies coletadas por Roberto Burle Marx, o próprio terreno do Sítio está inserido em uma área de Mata Atlântica, preservada pelo Parque Estadual da Pedra Branca.

Nos sombrais, viveiros que se destinam à aclimatação, ao cultivo e à propagação das plantas coletadas por Burle Marx, encontra-se uma imensa diversidade de exemplares: espécies das famílias Acanthaceae, Araceae, Cactaceae, Davalliaceae, Melastomataceae, Begoniaceae, Costaceae, Heliconiaceae e Marantaceae, Bromeliaceae e Orchidaceae, além de uma parte destinada à produção e germinação de sementes para replantio nos jardins, doação ou troca com instituições.