Foto Acervo do Sítio Roberto Burle Marx/IPHAN

Ambientalista

“No Brasil, estamos vivendo um processo perigoso de destruição da natureza. Então, considero como obrigação conservar certas espécies ameaçadas, tentando garantir, para o futuro, a sobrevivência da expressão de beleza que representam e da importância científica que têm.”
Roberto Burle Marx

O trabalho desenvolvido por Roberto Burle Marx em suas múltiplas frentes tem como importante pano de fundo o caráter ambientalista.

A própria doação do Sítio Roberto Burle Marx ao Estado brasileiro, ainda durante sua vida, tinha como condição o desenvolvimento e a pesquisa, com enfoque na preservação ambiental.

Roberto Burle Marx fez do sítio um local que servia, sobretudo, para preservar espécies nativas recém-chegadas de coletas botânicas de diversas regiões do país. Esse trabalho envolvia cuidar, multiplicar e monitorar as plantas que por lá chegavam, boa parte delas salva da destruição. Aliás, uma das grandes preocupações de Burle Marx em suas expedições era com a constante destruição dos ecossistemas, com o arrasamento das florestas e áreas de cobertura vegetal e com a mudança na fisionomia da paisagem brasileira.