Receitas de Burle Marx

Roberto Burle Marx também foi um apreciador da boa comida. Aos amigos, reservava o melhor de sua cozinha, ao lado do cozinheiro Cleofas César da Silva, encantando seus convidados com receitas criativas, próprias, singulares, que valorizavam o alimento como momento de encontro e reunião. A mesa era posta com as toalhas de mesa pintadas por Burle Marx, e a apresentação dos pratos era um espetáculo à parte.
A seguir, você confere algumas receitas criadas por Roberto Burle Marx.

Pitangolangomangotango

INGREDIENTES
1 kg de pitanga madura, 2 colheres de sopa de açúcar, 750 ml de vinho tinto
PREPARO
Amassar as pitangas e passá-las por uma peneira. Em uma vasilha, juntá-las ao vinho e ao açúcar. Junte gelo e sirva.

Torta aberta de camarão com alho-poró

INGREDIENTES
Massa: 250 g de trigo, 250 g de manteiga, 1 gema, 3 colheres de sopa de água fria, sal
Recheio: 500 g de camarão pequeno, 500 g de camarão grande, 1 cebola picada, 1 dente de alho amassado, 1 tomate (sem semente e sem pele) picado, 1 talo de alho-poró (parte branca) fatiado fino, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de azeite, 200 ml de creme de leite fresco, 1 gema, suco de meio limão, sal e pimenta-do-reino a gosto
PREPARO
Massa: Misture todos os ingredientes até formar uma bola. Deixe descansar por 1 hora. Abra a massa com um rolo e forre uma fôrma de aro redonda. Reserve.
Recheio: Em uma panela, coloque azeite e manteiga. Refogue cebola, alho, alho-poró. Acrescente tomate. Junte os camarões pequenos. Acrescente o creme de leite misturado à gema. Tempere com limão, sal e pimenta.
MONTAGEM
Preaqueça o forno em 180º C. Despeje o recheio na massa e distribua os camarões grandes inteiros por cima. Leve ao forno até que os camarões estejam cozidos e a superfície dourada.

Doce de pera com pimenta de Madagascar

INGREDIENTES
10 peras sem casca, cortadas ao meio e sem os corações, 100g de açúcar, 2 colheres de chá de pimenta verde de Madagascar, 1 litro de vinho tinto seco.
Creme de chantilly: 200ml de creme de leite fresco, 2 colheres de sopa rasas de açúcar
PREPARO
Cozinhe as peras com o açúcar e a pimenta dentro do vinho, de modo que todas estejam submersas no líquido. Deixe esfriar dentro do vinho. Bata o creme de leite com o açúcar. Sirva as peras com o creme de chantilly.